sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pesquisa da UFV comprova uso da planta "Quina do mato" como remédio



      Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa descobriram tratamento de diversos problemas através da planta Bathysa cuspidata, conhecida como "Quina do Mato".

Reportagem da G1.globo.com. Fonte da imagem: CCS/UFV
                                                             

     O interesse na pesquisa foi gerado à partir do depoimento de moradores da Serra do Brigadeiro, uma área de conservação ambiental de mata atlântica na Zona da Mata em Minas, que diziam que a casca da árvore conhecida como “Quina do Mato” servia para tratar problemas digestivos e cicatrizar feridas. 
     A pesquisa feita na Universidade Federal de Viçosa (UFV) não só comprovou estas possibilidades da Bathysa cuspidata, como também descobriu que pode ajudar na cura de problemas no fígado, pulmão, pele e a tratar câncer no intestino.

        A professora Reggiani Vilela Gonçalves, analisou os efeitos da "Quina do Mato" no fígado de ratos lesionados.  Após os resultados bem sucedidos, foram avaliadas as possibilidades no tratamento de pulmões afetados pelo cigarro e outras substâncias tóxicas.  Também foi testado a eficácia contra o câncer no cólon intestinal. Em todos eles, os extratos da Quina do Mato ajudam a reparar os tecidos danificados ou impedir o avanço da doença.
     Os pesquisadores já fizeram o pedido de patente do uso farmacológico da Bathysa cuspidata. As pesquisas continuam nos laboratórios de Patologia Experimental Experimental, do Departamento de Biologia Animal, e de Biodiversidade, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Eu sou Licenciada em Ciências Biológicas, atuo na área da Educação desde 1988.
    Tive oportunidade de participar por alguns meses pela Universidade Federal de Goiás um curso cujo tema de estudo era A Cura pelas plantas do serrado porém, na época não pude concluir por motivo pessoais "FAMILIAR".
    Ao pesquisar na Internet, observei que está Universidade desenvolveu pesquisas que CONFIRMAM TRADIÇÃO DO USO DA PLANTA QUINA DO MATO COMO MEDICAMENTO.
    Será possível, por gentileza informar a mim, como faço para participar desse grupo de pesquisa?
    Meu desejo, é entrar na área de Mestrado. Pesquisa através plantas do cerrado ou através das plantas medicinais.

    ResponderExcluir