terça-feira, 25 de agosto de 2015

Heredograma Sem Misterio

Elaborado por Campos et al. (2003) DA UNESP, Campus de Botucatu, este jogo didático recebeu o nome de “Heredograma Sem Mistério”, o qual aborda o conteúdo de genética. Esse jogo foi aplicado nas escolas publicas de ensino fundamental e médio de Botucatu.

O Jogo
O jogo é formado por:
  • 4 tabuleiros de cores diferentes, representando cada grupo, com um heredograma impresso, representando uma família.
  • 3 conjuntos de peças que representam o genótipo dos indivíduos que devem ser encaixados no heredograma: cor de olho (conj. Amarelo), sistema sanguíneo (conj. Vermelho), daltonismo (conj. Azul).
  • 4 cartões que representam cada caso, ou seja, uma família e questões sobre o respectivo heredograma. 
  • Um dado e o livro do professor que contém todos os casos que encontramos nos cartões.
Desenvolvimento

Exemplo de heredograma. Fonte: Só Biologia
Imagem do jogo elaborado por Campos et al. (2003)

Os participantes deverão elaborar um heredograma sobre um dos temas: Cor de olhos, sistema sanguíneo ABO ou daltonismo, de acordo com as instruções do respectivo cartão de caso, que deve ser escolhido pelo professor. Para isso, a sala deve ser dividida em quatro grupos iguais e cada um deles deve receber um tabuleiro, as peças com o genótipo dos indivíduos devem ser divididas em números iguais para cada grupo. Os grupos jogam o dado,e o grupo que tirar maior número no dado é o primeiro a jogar, e em seguida os outros grupos em sentido horário. O professor deve ler o caso com os alunos.

O primeiro grupo joga o dado e desvira o número de peças de acordo com o número tirado em sua face superior, as peças desviradas devem ser encaixadas no tabuleiro preenchendo os locais que representam os indivíduos no heredograma.

Se o grupo considerar que uma ou mais peças não encaixam no heredograma, ele a deixa desvirada, se outro grupo em sua vez de jogar quiser utilizar uma ou mais peças desviradas ele tem o direito de encaixá-las em seu tabuleiro, e depois disso jogar o dado e desvirar o número de peças como descrito anteriormente.

E assim por diante, os grupos vão jogando o dado, desvirando e utilizando as peças conforme sua vez de jogar. A parte inferior do tabuleiro, que representa os filhos do casal em questão, não tem o esboço dos indivíduos, pois pode variar de caso a caso; em alguns, esta parte ficará sem se completar totalmente, e será preenchida de acordo com o número de filhos do casal, seguindo a idade, do mais velho (à esquerda) até o mais jovem (à direita).

Quando um dos grupos terminar de preencher o tabuleiro e responder às respectivas questões propostas, deve solicitar ao professor para que corrija o heredograma, se o tabuleiro estiver completado de forma correta, o grupo ganha 120 pontos, os demais grupos ganharão 10 pontos para cada acerto e perderão 10 para cada erro, indivíduos não completados não ganham nem perdem pontos.

Se o grupo que completou primeiro o heredograma, não o completar corretamente, perderá 10 pontos para cada erro, o professor não deve apontar os erros, e todos os quatro grupos continuam jogando até que um deles termine de completar o heredograma corretamente.

Depois desta fase, o professor deverá corrigir as questões do respectivo caso. Os pontos serão recebidos pelos grupos de acordo com a porcentagem de acerto de cada questão, especificada no livro de respostas.

O professor deve utilizar o livro de respostas para se orientar durante a prática. Vence o jogo o grupo que obtiver maior número de pontos.

Resultado
O grupo ainda avaliou o desempenho dos jogos como material didático. Segundo a equipe a aula rendeu resultados muito positivos, favorecendo significativamente para a aprendizagem e construção do conhecimento dos alunos. 

Por isso fica a DICA a todos os professores e bolsistas, tentarem realizar essa aula, adaptando o jogo aos seus alunos, e procurar sempre que possível realizar aulas diferenciadas.


Referência
CAMPOS, L. M. L ; FELICIO, A. K. C. ; BORTOLOTTO, T. M. . A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia : uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino p. 35-48, 2003

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