terça-feira, 11 de agosto de 2015

Higienizando as mãos

Atualmente, são reconhecidos inúmeros microrganismos causadores de doenças em humanos e também em outros seres, como animais e plantas. Por isso, se torna fundamental a correta higienização, principalmente das mãos, as quais muitas vezes atuam como vetores transmissores destas doenças. Essa atividade proposta pela equipe do PIBID Biologia da Unespar - União da Vitória é uma interessante atividade para acessar a real condição da higiene das mãos dos estudantes, confira!


Materiais:
  • Caixa de papelão;
  • Lâmpada UV;
  • EVA preto;
  • Álcool em gel;
  • Caneta marca-texto amarela;
Preparação:

A caixa deve ser forrada com EVA preto, visando simular um local escuro. Nas laterais deve haver um pequeno buraco por onde passarão as mãos. A lâmpada deverá permanecer no interior da caixa.

O álcool em gel deve ser misturado com o tinta da caneta marca-texto. Isto pode ser feito, retirando o refil da mesma e colocando em contato com o álcool em gel.

Desenvolvimento:

Os alunos podem ser convidados a lavar as mãos, como a fazem diariamente. Com as mão já lavadas e secas, o álcool deve ser disponibilizado aos alunos, em quantidade suficiente para realizar uma assepsia correta.

Depois disso, os alunos colocarão as mãos no interior da caixa. Nisso poderão verificar em pontos amarelo, os locais onde não foi feita a correta higienização.

Outra alternativa, é levar os alunos a um local escuro, iluminado somente pela lâmpada UV



Referências:

Adaptado de: https://biopibid.files.wordpress.com/2013/06/pibid-oficina-mc3a3os-2.pdf
Acessado em: 10/08/2015 às 15:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário