quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atentos sobre o que a mídia mostra referente ao efeito estufa e aquecimento global


O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, apresentamos o texto publicado por Silva e Paula (2009) que discute como as controvérsias sobre as causas do aquecimento global.
Frequentemente a mídia apresenta que as únicas causas desse fenômeno são as emissões de gases produzidos através de ações humanas (causas provocadas por seres humanos) deixando de lado outras causas naturais como a atividade do Sol.

Atualmente o Sol passa por uma período de aumento de atividade na sua superfície provocando explosões e elevada emissão de raios ultravioletas. A água dos oceanos que concentra a maior parte do carbono presente na atmosfera, evaporam com mais intensidade, aumentando a concentração de gases no ar e, consequentemente, o aquecimento global.

Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de ano. Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global (causas naturais).
As causas naturais do aquecimento global atenuam a ideia de que as ações provocadas pelos seres humanos são as únicas responsáveis pelo fenômeno alegando mais características deste evento que acontece na natureza.

Referência:

Silva R. W. C., Paula B. L. 2009. Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural. Terræ Didatica, 5(1):42-49

Para saber mais:
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-aquecimento-global/

Confira os relatórios do IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change), disponíveis em: ipcc.ch

Fonte da imagem: info.abril





Nenhum comentário:

Postar um comentário