quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Dormir de lado pode evitar doenças como Alzheimer




Cientistas da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, descobriram que dormir de lado ajuda a diminuir as chances de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Segundo os estudos o cérebro consegue eliminar resíduos com mais eficiência quando se dorme nesta posição do que de costas ou de bruços. A pesquisa foi realizada em ratos, cujo cérebro é similar ao dos humanos.

O cérebro possui um sistema complexo e que funciona de forma parecida com o sistema linfático. Este sistema possui uma espécie de "encanamento" para fazer a "drenagem" de substâncias indesejadas. Ele foi denominado por pesquisadores da Universidade Rochester em 2012, de "sistema glinfático", seu nome vem das células glia, do cérebro, que o administra.

Dormir de lado pode trazer benefícios inesperados. Fonte da imagem: Culturamix
Para observar o sistema Helene Benveniste, da Universidade de Stony Brook, e seus colegas utilizaram ressonância magnética de contraste dinâmico. Afirmando assim que "Com essa descoberta, acreditam que a postura do corpo e a qualidade do sono devem ser consideradas nos diagnósticos e ajudar no entendimento sobre a limpeza de proteínas prejudiciais ao cérebro que podem contribuir ou causar doenças neurológicas", Ela lembra que, apesar da descoberta, ainda é preciso fazer testes em humanos.

Esses resíduos incluem amiloides e proteínas, substâncias que afetam negativamente o processamento do cérebro quando se acumulam. Cientistas utilizaram microscopia fluorescente e marcadores radioativos para avaliar a influência da postura na eliminação de amiloides.

Segundo Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester, o estudo dá subsídio ao conceito de que dormir tem uma função biológica distinta de 'arrumar' a bagunça acumulada enquanto estamos despertos. "Muitos tipos de demência estão ligados a distúrbios do sono, inclusive dificuldades em começar a dormir. Também está aumentando o conhecimento de que os distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer. Nossa descoberta traz um novo insight sobre o assunto ao mostrar que a posição em que você dorme é importante", explica.

Fonte: http://noticias.uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário