quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Peixe das cavernas

Uma recém descoberta feita por pesquisadores da UFSCar, em cavernas, foi descoberta em Mambaí (GO), o peixe Ituglanis boticario (Rizzato; Bichuette, 2014), a notícia foi publicada na Cavingnews

Trata-se de uma espécie de um grupo pouco conhecido de peixes, os bagrinhos tricomicterídeos. O I. boticario é um peixe troglóbio, palavra que vem do grego troglos = caverna. Outra característica marcante desse peixe é a presença de pequenos dentes na região lateral da cabeça. 

Apesar de ser uma recém descoberta, a espécie já está ameaçado de extinção, pois tem uma ocorrência restrita e com as recargas de água da caverna é prejudicada pelo desmatamento da região de entorno. Outro problema que afeta essa população de peixes é o uso de pesticidas na área de entorno que matam os organismos que vão servir de alimento para estes peixes. 

Para proteger essa espécie, foi proposto o estabelecimento de uma unidade de conservação nos arredores. Este estudo foi financiado pelo grupo Boticario, daí a homenagem no nome da espécie. 



A brasileira I. boticario. 
Fonte da imagem: Cavingnews

Fonte: http://www.cavernas.org.br/anais33cbe/33cbe_281-290.pdf

Confira a publicação do artigo na íntegra na Scielo.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário