Praticando botânica no ensino básico
A ministração da
biologia e ciência no ensino básico em si já demanda muitas dificuldades e a área
de botânica não fica distante dessa situação.
Muitas vezes, a maneira que esta matéria
é ensinada nas salas de aula não traz resultados satisfatórios sobre os
discentes, pois aprender sobre botânica significa
descobrir que a planta é um fator importante no ecossistema e essencial para os ciclos biogeoquímicos porque está vinculada a fotossíntese.
Uma alternativa para motivar os alunos é praticar a botânica, isto é, fazer atividades dinâmicas e de campo. Os docentes podem usar até mesmo a área da escola onde
trabalham para fazer hortas, mostrando a importância das plantas na alimentação e
medicina, ou observar paisagens e jardins para mostrar a beleza natural que
as flores têm, além de visitas em unidades de
conservação, que também são atrativos que estimulam o interesse do aluno. Todas
essas atividades proporcionaram a formação de cidadãos conscientes que se
importem com o ambiente em que vivem.
Sobre essa temática, sugerimos a leitura do texto, "Compartilhando ações e práticas significativas para o ensino de botânica na educação básica", de autoria de Cassia L. P de Souza e Eunice A. I. Kindel (Experiências em ensino de Ciências, 9/3: 44-58, 2014).
Este trabalho faz uma síntese de artigos que tratam de experiências interessantes e inovadoras sobre o tema:
A primeira autora ainda (Cássia Luã Pires de Souza/ UFRGS) ainda disponibiliza um blog com os resultados desse trabalho, vale a pena conferir:
Parabéns pelo Blog!!! Obrigada por prestigiar meu trabalho e por compartilhá-lo. Ainda continuo trabalhando na pesquisa com a temática Ensino de Botânica na Educação Básica, visando a contribuir, cada vez mais, na formação permanente de educadores e de estudantes.
ResponderExcluir