Mapa de DNA muda história das aves
Resultados obtidos por cientistas de 20 países ajudarão a responder antigas questões sobre a evolução das aves à partir dos dinossauros.
Um grupo internacional de cientistas sequenciou o genoma de 45 espécies de aves, em um esforço sem precedentes para redesenhar a "árvore da vida" dos pássaros.
Os resultados revelaram como vários ramos da família das aves divergiram em diferentes espécies, o que deverá ajudar a responder antigas questões sobre a evolução a partir dos dinossauros.
Fonte da imagem: http://www.dumb-out.net/evolution-downsizing-dinosaurs-shrunk-nimble-birds-today/2545
De acordo com o líder do grupo de pesquisa, ao acessar os dados genômicos completos de pelo menos uma ave das principais linhagens, foi possível reorganizar a árvore e compreender o parentesco entre as espécies, e também conseguir ver que várias classificações estavam erradas.
O estudo fortalece a teoria do "big-bang" da evolução das aves, que se diversificaram em muitas espécies em período considerado curto, entre 10 e 15 milhões de anos, após a extinção dos dinossauros, há cerca de 70 milhões de anos. Com o sequenciamento dos genomas de 45 aves à disposição, os cientistas conseguiram estimar em que momento da evolução as aves perderam os dentes.
Há ainda participação de cientistas brasileiros, com foco no aprendizado vocal. Liderado pelo brasileiro Claudio M. M. P. Schneider, um dos artigos do grupo de pesquisa , mapeou-se os genes dos três principais grupos relacionados ao aprendizado vocal, comparando aos marcadores do cérebro humano.
Confira a notícia na íntegra:
http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,mapa-de-dna-muda-historia-das-aves,1605719
Aula sobre a evolução das aves, produzida da USP:
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:
Aula sobre a evolução das aves, produzida da USP:
Nenhum comentário:
Postar um comentário