terça-feira, 28 de abril de 2015

Do Meu Lixo Cuido Eu!

A ideia do movimento Do Meu Lixo Cuido Eu, descrito no artigo de Eduardo Feniman  procura resgatar os conhecimentos das gerações passadas, que não tinham a coleta de lixo em suas casas. 
Uma pessoa pode produzir 1 kg de lixo por dia. Essa é a média dos brasileiros que vivem em grandes cidades segundo dados da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Porém, podemos baixar esse índice revisando alguns hábitos de consumo.


REDUZIR ===>>> REUTILIZAR===>>> RECICLAR


Nem tudo o que jogamos fora é lixo. Podemos chamar de lixo aquilo que não temos a capacidade de reutilizar, reciclar ou passar pelo processo de compostagem (no caso de parte do lixo orgânico).
Alguns exemplos de como podemos cuidar dos resíduos que produzimos são:

Preciclagem: É o conceito de preocupação dos consumidores em diminuir a produção dos resíduos logo no ato da compra. Por exemplo: Levar sua própria sacola (de pano ou plástico resistente) para fazer compras, escolher produtos com menos embalagens, não descartáveis e que possuam refil, pensar antes de comprar e adquirir só o que for usar.
fonte da imagem: http://www.superziper.com/2008/07/eco-bag-perfeita.html


Reciclagem: É o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Os materiais que podemos reciclar são: papel (ex:jornais, revistas, cadernos, papelão); Plástico (ex:garrafas PET, brinquedos, potes, frascos de produtos); Metal (ex:latas de alumínio, aço, pregos, arames); Vidro (ex:garrafas, frascos de conservas).
fonte da imagem: http://dinheirama.com/blog/2010/03/26/reciclagem-o-que-pode-e-o-que-nao-pode/

Compostagem: É o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter um material estável, rico em nutrientes minerais. Por exemplo: Enterrar cascas de frutas e verduras, migalhas de pães ou biscoitos, e até guardanapos usados em nosso jardim para alimentar micro-organismos e transformar esses restos alimentares em adubo.
fonte da imagem: http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2010/04/compostagem.html



REFERÊNCIAS:  
http://pt.wikipedia.org/wiki/

Para saber mais, acesse: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário