domingo, 26 de abril de 2015

Biologia & Saúde: A febre maculosa em Santa Catarina

A febre maculosa é causada por uma bactéria Rickettsia rickettsii e tem caráter infeccioso-parasitário. Essa bactéria é transmitida pelo carrapato estrela Amblyomma cajennense, nas suas formas de evolução de larva, ninfa e adulto. Apesar de não ser letal, o seu diagnóstico é laboratorial, pois os sintomas se confundem com os de outras doenças como dengue, hepatite viral, leptospirose, entre outras.

O artigo de Vassem et al. (2014) apresenta dados de ocorrência da febre maculosa em municípios e zonas geográficas no estado Santa Catarina, utilizando os dados fornecidos pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) de janeiro de 2007 a dezembro de 2013. 

Os autores observaram que as incidências se concentram nos meses quentes, principalmente em pessoas do sexo masculino entre 40 a 59 anos na região do Vale do Itajaí.
Um dado preocupante é que a doença não parece mais se restringir a áreas silvestres e rurais, onde é mais comum encontrar o carrapato, mas também em áreas urbanas.

A infecção da febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato, porém é necessário que o vetor se alimente do hospedeiro por mínimo seis horas para introduzir a bactéria. Por isso as larvas, que são mais difíceis de se detectar, são as principais transmissoras.
Para evitar a contaminação em áreas rurais ou silvestres, deve-se cobrir totalmente braços e pernas utilizando roupas claras, que facilitam a detecção dos carrapato.


O carrapato estrela, Amblyomma cajennense:



Fonte da imagem: http://carrapatos.cnpgc.embrapa.br/imagens/foto_dos_carrapatos/A.cajennense/novo.jpg

Referencia:
VASSEM, L. M; QUADROS, R. M; MARQUES, S. M. Febre maculosa em santa Catarina: doença emergente e em expansão. UNIPLAC.REB Volume 7 (4): 444-457, 2014






Acesse o trabalho na íntegra: 
http://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/20613/15883

Mais sobre a febre maculosa:
http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre-maculosa-2/

Confira a interessante iniciativa da Embrapa Gado de Corte, no levantamento de dados sobre carrapatos, que resultou no Museu do Carrapato. Você pode acessar em:
http://carrapatos.cnpgc.embrapa.br/museu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário