quinta-feira, 9 de julho de 2015

O uso de maquetes como estratégia de ensino

 Com o avanço tecnológico muitas estratégias de ensino surgiram. A mídia nos proporciona recursos visuais de alta qualidade que podem ser transmitido em sala de aula, onde o aluno pode usar a  observação para assimilar melhor o conteúdo, tornando as aulas mais interessantes obtendo atenção dos alunos. 
O trabalho apresentado por DIAS et al. (2012) no I Congresso Multidisciplinar e VI fórum científico da faculdade de Apucarana apresenta uma pesquisa realizada entre professores e alunos do ensino fundamental e médio em Apucarana sobre a utlização de maquetes.
Os resultados demonstram que cerca de metade dos professores entrevistados utilizam as maquetes como recurso didático e indicam o bom rendimento do método. Os alunos que já trabalharam este recurso foram unânimes em considerá-la uma ferramenta importante.
A título de exemplo, podemos indicar o uso de maquetes que representam visualmente ecossistemas importantes e oferecem equilíbrio ecológico (manguezal, restinga, caatinga, campos, cerrado, mata atlântica, etc) transmitindo aos alunos a importância destes, obtendo assim um melhor aprendizado aos alunos utilizando este tipo de método para o ensino.

Referência: DIAS, A. C. ; CAVERSAN, B. ; SILVA, K. A. ; SILVA, J. F. ; SILVA C. V. Percepção sobre a importância de maquetes na educação interativa. Anais do I Congresso Multidisciplinar e VI fórum científico da faculdade de Apucarana, 2012.

Acesse os anais completos: Anais Congresso Multidisciplinar FAP

 Maquete de manguezal feita pelos pibidianos para a Feira do Meio ambiente de Paranaguá em junho.

Maquete de costão rochoso confeccionada para o mesmo evento.

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