quarta-feira, 8 de julho de 2015

Novos fósseis revelam ‘rosto’ de criatura pré-histórica bizarra

Minúscula criatura marinha que viveu há 500 millhões de anos, a hallucigenia pode ser uma forma ancestral de vermes atuais. Fonte da imagem: BBC Brasil
Após a descoberta de novos fósseis no Canadá, pesquisadores finalmente conseguiram completar a imagem de um dos animais mais bizarros da natureza.
A Hallucigenia é uma minúscula criatura marinha que viveu há mais de 500 milhões de anos. Os primeiros fósseis do animal foram descobertos há mais de 100 anos, mas estavam sempre incompletos, sem a cabeça da criatura. Até a descoberta recente no Canadá de fósseis completos, para a surpresa dos pesquisadores, revelando pela primeira vez seu estranho rosto. "Sua aparência é totalmente surreal. É como se tivesse vindo de outro planeta", disse Martin Smith, pesquisador da Universidade de Cambridge e corresponsável pela pesquisa.
O estudo, do qual também participaram pesquisadores do Royal Ontario Museum e da Universidade de Toronto, foi divulgado na publicação especializada em ciência NatureA Hallucigenia tem menos de 2 centímetros de comprimento e é mais fina que um fio de cabelo. E, claro, é muito estranha. Um dos lados de seu corpo em forma de tubo é coberto com pares de espinhos grandes, mas flexíveis. Garras pegajosas ficam penduradas do outro lado do corpo. Além disso, as novas descobertas mostraram que a criatura estava desenhada de ponta-cabeça quando foi descrita pela primeira vez.
Fóssil ajudou a identificar o rosto e a cauda do animal. Fonte da imagem: BBC Brasil
"Só recentemente descobrimos qual lado era o dos pés e qual era o das costas", afirma Smith. "Também havia muita confusão sobre o que era cabeça e o que era cauda." 
"Essa descoberta vai ampliar nosso conhecimentos sobre a evolução primitiva na linha evolucionária que resultou no que hoje conhecemos como vermes-aveludados", explica Ma, explicando que há indicações de que a Hallucigenia representa uma forma ancestral do verme-aveludado do filo Onychophora. Assim, a descoberta ajuda a esclarecer como as criaturas estranhas acabaram evoluindo para os animais mais "normais" que temos hoje.
Para mais informações: BBC Portuguese

Nenhum comentário:

Postar um comentário