quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Evolução

Durante o decorrer do ano letivo encontramos dificuldades com a compreensão do que se trata a evolução e de como acontece esta. Esse jogo é uma metodologia simples e divertida para se aplicar esse conteúdo, melhorando muito a compreensão do tema.  
Essa atividade foi apresentada por uma revista, “Genética na Escola”, que tem como objetivo melhorar e facilitar o ensino de genética nas escolas.

A evolução é o processo do desaparecimento ou do aparecimento de novas espécies, devido à variabilidade genética em conjunto com as mudanças no ambiente em que essa espécie esta incluída. Na maioria das espécies o processo de evolução leva ate milhares de anos para ser notado, em outras como bactérias o processo pode ser notado em curtos períodos de tempo, mas mesmo assim esse processo é muito difícil de ser acompanhado e estudado.




No jogo o aluno é representado por uma ave que pode apresentar mutações que são submetidas a diferentes situações e ambientes para mostrar o processo da evolução, ou seja, para demonstrar que as diferentes mutações podem ser benéficas em um ambiente, mas maléficas em outro. Também é bem acentuado o fator da aleatoriedade na evolução, representado pelos dados e por “cartas misteriosas”.  

A revista:
A edição com a reportagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário