terça-feira, 28 de julho de 2015

Ganho de gordura aumenta com destreinamento físico

Demonstração de obesidade em ratos de laboratório. 
Fonte da imagem: Foodnavigator.com

O trabalho publicado por Sertié et al. (2015) pela Brazilian Journal of Medical and Biological Research, demonstra que  a obesidade se intensifica após a interrupção de exercícios físicos.

O trabalho investigou como o acúmulo de gordura é maior em ratos que tiveram o seu treinamento físico interrompido do que em ratos sedentários.

A metodologia foi realizada da seguinte forma: foram divididos dois grupos (n = 10): Grupo D (destreinados), treinados por 8 semanas e destreinados durante 4 semanas; e grupo S (sedentários). O exercício físico foi levada a cabo sobre um esteira durante 60 min/dia, 5 dias/semana, durante 8 semanas, a 50-60% da capacidade máxima de marcha. Após o protocolo de treino, os adipócitos isolados do tecido adiposo periepididimal foram submetidos a testes de captação e oxidação de glicose. 
Esquema de um adipócito. 
Fonte da imagem: InfoEscola

Por meio de testes bioquímicos analisou-se que adipócitos provenientes de animais destreinados aumentaram a sua capacidade absorção de glicose de 18,5% em comparação com os de animais sedentários (p<0,05). As mesmas células também mostraram uma maior capacidade de oxidação de glicose em resposta à estimulação da insulina (34,55%) em comparação com os do grupo S (p<0,05).

O  presente trabalho nos propõe a hipótese de que  devido à mais intensa entrada de glicose nas células adiposas de ratos destreinados, mais substrato se tornou disponível para a síntese de triglicerídeos. Além disso, este aumento da taxa de oxidação da glicose permitiu um aumento da oferta de energia para a síntese de triglicerídeos. Assim, destreinamento físico pode desempenhar um papel como um possível fator de obesidade para aumentar a captação de glicose e oxidação por adipócitos.

Portanto, fiquem atentos a descontinuidade dos exercícios físicos, mas isso não quer dizer que o sedentarismo é uma boa opção, Negrão et al. (2000)comprovam os benefícios da atividade física no controle da hipertensão, hiperglicemia e resistência a insulina.

Texto original em inglês está disponível no Scielo.br

Referência:
Sertié, R. A. L., Andreotti, S., Proença, A. R. g., Campaña, A. B., Lima, F. B. 2015. Fat gain with physical detraining is correlated with increased glucose transport and oxidation in periepididymal white adipose tissue in rats.  Brazilian Journal of Medical and Biological, 48 (7): 650-653. Acessado em 21/07/2015.


Quer saber mais sobre adipócitos? Clique aqui: InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário