sexta-feira, 31 de julho de 2015

Projeto PIBID Biologia Unespar- União da Vitória

Divulgamos o site do projeto de Biologia da Unespar, Campus de União da Vitória.

Nesse site vamos encontrar as notícias e atividades do subprojeto de Biologia.

Entrem, naveguem e aproveitem!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Trilha do meio ambiente



O objetivo dessa atividade é desenvolver e estimular o conhecimento sobre o meio ambiente entre os alunos. Despertando e conscientizando o educando sobre importância de atitudes que contribuem para a vida do planeta podendo dividir o conhecimento adquirido com toda a comunidade escolar.
Material Necessário 
  • Tabuleiro
  • marcadores
  • Tampinhas de refrigerante
  • Caixinhas com palavras dos temas

Fonte da imagem: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica
 Desenvolvimento
Para começar a brincadeira a turma será dividida em grupos de 4 pessoas. Logo, se organiza no grupo a ordem de jogada de cada participante. Um retira a pergunta da caixinha e lê para o jogador. Depois da resposta ele vira a ficha e diz se avança ou não. A pergunta não volta para a caixinha. Ganha quem completar o caminho primeiro.

Mais informações: < https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/jogos-ciencias/ >

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Primeira vacina contra a malária é aprovada na Europa

Malária, também chamada de paludismo, é uma doença infecciosa, na qual seus sintomas são febre, suor, calafrios, tremores e dores de cabeça. É transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. O tratamento da doença é simples e eficaz se descoberto no início, mas se não for tratada e em casos graves, pode progredir ao coma ou a morte.

A vacina desenvolvida chamada Mosquirix é de eficácia limitada, teve a autorização pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), porém, ainda não obteve o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) que está programado para novembro desse ano, não podendo ser distribuída até que isso ocorra. Com a distribuição da vacina, os números de casos e de mortes pela doença, que ocorrem principalmente na África Subsarina, Ásia e América deverão diminuir.

Mosquito Anopheles.  
Fonte da imagem: http://g1.globo.com/bemestar

Referências:
Saiba mais sobre a problemática da malaria no mundo aqui: Médicos Sem Fronteiras

terça-feira, 28 de julho de 2015

Ganho de gordura aumenta com destreinamento físico

Demonstração de obesidade em ratos de laboratório. 
Fonte da imagem: Foodnavigator.com

O trabalho publicado por Sertié et al. (2015) pela Brazilian Journal of Medical and Biological Research, demonstra que  a obesidade se intensifica após a interrupção de exercícios físicos.

O trabalho investigou como o acúmulo de gordura é maior em ratos que tiveram o seu treinamento físico interrompido do que em ratos sedentários.

A metodologia foi realizada da seguinte forma: foram divididos dois grupos (n = 10): Grupo D (destreinados), treinados por 8 semanas e destreinados durante 4 semanas; e grupo S (sedentários). O exercício físico foi levada a cabo sobre um esteira durante 60 min/dia, 5 dias/semana, durante 8 semanas, a 50-60% da capacidade máxima de marcha. Após o protocolo de treino, os adipócitos isolados do tecido adiposo periepididimal foram submetidos a testes de captação e oxidação de glicose. 
Esquema de um adipócito. 
Fonte da imagem: InfoEscola

Por meio de testes bioquímicos analisou-se que adipócitos provenientes de animais destreinados aumentaram a sua capacidade absorção de glicose de 18,5% em comparação com os de animais sedentários (p<0,05). As mesmas células também mostraram uma maior capacidade de oxidação de glicose em resposta à estimulação da insulina (34,55%) em comparação com os do grupo S (p<0,05).

O  presente trabalho nos propõe a hipótese de que  devido à mais intensa entrada de glicose nas células adiposas de ratos destreinados, mais substrato se tornou disponível para a síntese de triglicerídeos. Além disso, este aumento da taxa de oxidação da glicose permitiu um aumento da oferta de energia para a síntese de triglicerídeos. Assim, destreinamento físico pode desempenhar um papel como um possível fator de obesidade para aumentar a captação de glicose e oxidação por adipócitos.

Portanto, fiquem atentos a descontinuidade dos exercícios físicos, mas isso não quer dizer que o sedentarismo é uma boa opção, Negrão et al. (2000)comprovam os benefícios da atividade física no controle da hipertensão, hiperglicemia e resistência a insulina.

Texto original em inglês está disponível no Scielo.br

Referência:
Sertié, R. A. L., Andreotti, S., Proença, A. R. g., Campaña, A. B., Lima, F. B. 2015. Fat gain with physical detraining is correlated with increased glucose transport and oxidation in periepididymal white adipose tissue in rats.  Brazilian Journal of Medical and Biological, 48 (7): 650-653. Acessado em 21/07/2015.


Quer saber mais sobre adipócitos? Clique aqui: InfoEscola

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Estudo identifica aumento de incidência de HPV em mulheres jovens

Esse estudo publicado na revista Saúde Publica em 2002, teve como objetivo identificar fatores associados à infecção genital pelo HPV (papilomavírus) em mulheres assintomáticas por meio de investigação genética. 
A pesquisa foi realizada com 975 mulheres de idade entre 15 e 70 anos usuárias de um serviço publico de rastreamento para o câncer cervical, em Porto Alegre.
 Os resultados demonstraram um aumento na frequência  do HPV em mulheres mais jovens, com maior escolaridade, casadas ou divorciadas. Com isso percebeu-se que o principal fator de prevenção está ligado ao comportamento social e fatores sócioeconômicos.

Ilustração do vírus do HPV. Fonte da imagem: http://www.fabianakac.com.br/hpv/hpv-o-que-e/
Referência:
Nonnenmacher, B., Breitenbach, V., Villa, L. L., Prolla, J. C., Bozzetti, M. C. 2002. Identificação do papilomavírus humano por biologia molecular em mulheres assintomáticas. Rev. Saúde Pública, 36 (1): 95-200.

 Artigo disponível em:
Scielo Brasil

O HPV é um vírus transmitido sexualmente e pode provocar câncer nos órgãos genitais, saiba mais:
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/hpv-papilomavirus-humano/

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Evolução

Durante o decorrer do ano letivo encontramos dificuldades com a compreensão do que se trata a evolução e de como acontece esta. Esse jogo é uma metodologia simples e divertida para se aplicar esse conteúdo, melhorando muito a compreensão do tema.  
Essa atividade foi apresentada por uma revista, “Genética na Escola”, que tem como objetivo melhorar e facilitar o ensino de genética nas escolas.

A evolução é o processo do desaparecimento ou do aparecimento de novas espécies, devido à variabilidade genética em conjunto com as mudanças no ambiente em que essa espécie esta incluída. Na maioria das espécies o processo de evolução leva ate milhares de anos para ser notado, em outras como bactérias o processo pode ser notado em curtos períodos de tempo, mas mesmo assim esse processo é muito difícil de ser acompanhado e estudado.




No jogo o aluno é representado por uma ave que pode apresentar mutações que são submetidas a diferentes situações e ambientes para mostrar o processo da evolução, ou seja, para demonstrar que as diferentes mutações podem ser benéficas em um ambiente, mas maléficas em outro. Também é bem acentuado o fator da aleatoriedade na evolução, representado pelos dados e por “cartas misteriosas”.  

A revista:
A edição com a reportagem:



terça-feira, 21 de julho de 2015

Cientista encontram tubarões em câmara de vulcão

O vulcão Kavachi localizado em Vangunu (Ilhas de Salomão), é um vulcão ativo que vem sendo estudado por cientistas que descobriram recentemente que tubarões habitavam o interior de suas crateras, os animais ficaram conhecidos como Dagrões de Kavachi e serão estudados quanto às suas adaptações que possibilitam com que sobrevivam nessa região onde a água é mais ácida e quente. A partir dessa descoberta, foi levantada a questão de o que ocorre quando o vulcão entra em erupção, se os tubarões simplesmente morrem ou possuem alguma outra alternativa em vista de uma mudança climática tão brusca.  Confira imagens:


Referência:
GALASTRI, L. Centistas jogaram uma câmera em um vulcão - e encontraram tubarões por lá. 

Disponível em: Revista Galileu. Acesso em: 18/07/2015

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Experimento sobre Erosão do Solo

Este experimento visa demonstrar a relação entre precipitação, erosão do solo,  proteção dos cursos de água e a vegetação.

Materiais necessários:
  • Tábua de madeira ;
  • 6 garrafas pet ;
  • Terra ;
  • Sementes de crescimento rápido (alpiste) ;
  • Resíduos vegetais mortos (galhos,cascas,folhas,raízes mortas);
  • Cordões ;
Desenvolvimento:

Após as três garrafas serem cortadas e fixadas com cola quente na tabua de madeira, serão dispostas as terras em cada uma delas. Na primeira garrafa será plantada as sementes, na segunda serão colocados os resíduos vegetais mortos e  na terceira ficará apenas a terra.
As outras três garrafas cortadas na parte inferior deverão ficar penduradas no gargalo, como mostra a imagem.


Fonte da imagem: Espaço da geografia

Disponível em 
http://profalexandregangorra.blogspot.com.br/2013/05/experimento-sobre-erosao-do-solo.html


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cientistas do México criam luva que traduz linguagem dos surdos-mudos

      Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a linguagem dos surdos-mudos e, desta forma, permite a transmissão de mensagens a pessoas que desconhecem os sinais, segundo a instituição.
      Este protótipo, criado pelo doutor Miguel Félix Mata e a aluna Helena Luna García, consiste em uma luva que detecta os movimentos realizados pelo usuário com a mão e os associa com as letras do alfabeto internacional de 26 letras.

Fonte da Imagem: globo.com

O protótipo detecta movimentos realizados pelo usuário com a mão e os associa a letras do alfabeto internacional (de 26 letras) (Foto: Reprodução/Facebook/Instituto Politécnico Nacional)    


Karina Araujo, Juciane Modesto e Nicole Stakowian.                    

terça-feira, 14 de julho de 2015

10ª semana do meio ambiente

O nosso grupo do PIBID de Ciências Biológicas de Unespar, Paranaguá participou no evento da 10ª semana do meio ambiente que aconteceu em 11 a 14 de junho de 2015, na praça 29 de julho em Paranaguá, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a responsabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

O nosso grupo trabalhou o tema "Ambientes Naturais Litorâneos", apresentando os seguintes ecossistemas litorâneos da nossa região: Praia Arenosa, Costão Rochoso, Manguezal e Marisma, e Sublitoral. Abordamos o tema utilizamos maquetes e apresentação oral sobre o que eram os ambientes e sua vantagem de preservação sobre esses ambientes.
Confira as imagens:







quinta-feira, 9 de julho de 2015

O uso de maquetes como estratégia de ensino

 Com o avanço tecnológico muitas estratégias de ensino surgiram. A mídia nos proporciona recursos visuais de alta qualidade que podem ser transmitido em sala de aula, onde o aluno pode usar a  observação para assimilar melhor o conteúdo, tornando as aulas mais interessantes obtendo atenção dos alunos. 
O trabalho apresentado por DIAS et al. (2012) no I Congresso Multidisciplinar e VI fórum científico da faculdade de Apucarana apresenta uma pesquisa realizada entre professores e alunos do ensino fundamental e médio em Apucarana sobre a utlização de maquetes.
Os resultados demonstram que cerca de metade dos professores entrevistados utilizam as maquetes como recurso didático e indicam o bom rendimento do método. Os alunos que já trabalharam este recurso foram unânimes em considerá-la uma ferramenta importante.
A título de exemplo, podemos indicar o uso de maquetes que representam visualmente ecossistemas importantes e oferecem equilíbrio ecológico (manguezal, restinga, caatinga, campos, cerrado, mata atlântica, etc) transmitindo aos alunos a importância destes, obtendo assim um melhor aprendizado aos alunos utilizando este tipo de método para o ensino.

Referência: DIAS, A. C. ; CAVERSAN, B. ; SILVA, K. A. ; SILVA, J. F. ; SILVA C. V. Percepção sobre a importância de maquetes na educação interativa. Anais do I Congresso Multidisciplinar e VI fórum científico da faculdade de Apucarana, 2012.

Acesse os anais completos: Anais Congresso Multidisciplinar FAP

 Maquete de manguezal feita pelos pibidianos para a Feira do Meio ambiente de Paranaguá em junho.

Maquete de costão rochoso confeccionada para o mesmo evento.