terça-feira, 15 de setembro de 2015

Simulação Presa x Predador: entendendo as relações alimentares

O tamanho de uma população é susceptível à influência de suas relações alimentares junto com outras populações. Dessa forma, se faz necessário ressaltar a importância de cada ser vivo e de como cada
um destes colabora para a manutenção do equilíbrio biológico. Apresentamos um jogo dinâmico e divertido que ajudará a esclarecer essas relações, a Simulação Presa x Predador!



Materiais
  • Cordão (para delimitar a áreas);
  • Fita colorida para identificação (3 cores);
  • Apito;
  • Tabela para as anotações das etapas; 
Desenvolvimento

Os alunos devem ser divididos em grupos, simulando populações de vegetais, herbívoras e carnívoras, representados por: 40% plantas, 30% coelhos e 30% onças. As plantas deverão ser identificadas com uma fita da cor verde; os coelhos, preto; e as onças, vermelho.

As populações deverão ser distribuídas no espaço delimitado pelo cordão, variando o número de alunos que participarão da atividade.

As plantas permanecerão imóveis. Enquanto os coelhos deverão tocar nas plantas, as onças tentarão apanhar os coelhos, a fim de garantirem seus alimentos. Deverão haver de 7 a 15 rodadas de 30 segundos.

Nas rodadas seguintes, plantas apanhadas por coelhos voltarão como coelhos, assim como os coelhos capturados por onças voltarão como onças. As plantas e os animais que não foram predados voltarão como plantas.

Ao final de cada rodada, deverá anotar os números de animais e plantas restantes.

Com os resultados obtidos, pode-se construir um gráfico, no qual os alunos poderão verificar o aumento e diminuição do número de indivíduos nas respectivas populações. Podendo assim, identificar a dependência de um ser vivo para a manutenção do outro e do ecossistema em geral.


Referencias

SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá Ciências 7 º ano. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2010.

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