quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Conheça os Costões Rochosos

   Costões Rochosos são regiões de transição entre o meio aquático e o meio terrestre, compostas por rochas. São considerados um dos ambientes mais importantes da zona costeira por conter uma alta riqueza de espécies de grande importância ecológica e econômica.
   O costão é separado por faixas horizontais chamadas de Zonação. Existem a zona Supra litoral, Medio litoral e Infra litoral.
   A zona supra litoral é a região superior do costão, onde se recebe apenas borrifos das ondas e marés altas, contendo organismos que se locomovem em terra firme, como a Ligia exotica (baratinha do mar). Entre a zona supra e médio litoral se encontra desde algas, como cracas de pequeno porte.
   A zona médio litoral é composta pelo médio litoral superior, que é delimitado pela franja do Supra Litoral e médio litoral inferior, que é delimitado pela franja do infra litoral. Os organismos do médio litoral são animais bivalves. Do médio para o infra começa maior biodiversidade, como anêmonas, esponjas, ouriços e estrelas do mar.
   A zona Infra litoral é a área permanentemente submersa, mesmo nas marés mais baixas. O infra litoral possui maior diversidade por ser a zona mais profunda.
   No Brasil pode se encontrar costões rochosos por quase toda a costa. Seu limite de ocorrência se dá em Torres (RS) e ao Norte, na Baía de São Marcos (MA).

Fernando de Noronha, PE                  Foto: Fabiana Carvalhal



Saiba mais em: 
http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/caracter/caracteristicas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário