quinta-feira, 25 de junho de 2015

Experimentação, uma maneira de se aprender biologia


A ciência biológica é uma área de estudo maravilhosa, pois o conhecimento adquirido através dela é essencial  para compreensão do mundo ao nosso redor. Apresentamos o artigo desenvolvido pelas autoras Solange do Carmo e Eliane Strack Schimin, esta professora do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro, dispõnivel na íntegra aqui: Experimentação em Biologia

As autoras discutem o momento histórico que vivemos, que requer reflexões nas estratégias usadas em sala de aula para o ensino tanto de biologia quanto de outras matérias.
Um professor de biologia enfrenta vários obstáculos para ministrar essa matéria, existe o excesso de alunos em sala de aula, a falta de estrutura adequada e muitas vezes a falta de interesse dos alunos, decorrente a longa parte teórica.

Portanto analisando esses fatos as autoras discutem a necessidade de aulas práticas para educação contemporânea, como questão fundamental a metodologia a ser utilizada. Analisando testes feitos em algumas escolas do Paraná com alunos do Ensino Médio, as autoras observaram resultados satisfatórios na aprendizagem a partir de experimentações, principalmente, quando envolvendo o cotidiano dos alunos desenvolvem uma mentalidade científica.  As autoras reforçam que para que essas aulas práticas experimentais tenham bom resultados é preciso que o educador tenha entusiasmos a demonstrar aos alunos, é preciso fazem com que tenham este contato com laboratórios escolares, lançar perguntas sobre fenômenos  e demonstrar os fatos com experiências.

Tudo isso fará com que alunos sejam mais críticos e tenham um pensamento cientifico mais desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário