domingo, 6 de outubro de 2013

Montagem e organização de uma exsicata

Foi realizada uma aula experimental sobre como montar uma exsicata no Colégio Estadual Profº Vidal Vanhoni da cidade de Paranaguá.  Foi distribuído aos alunos um resumo explicativo sobre botânica (ciência que estuda as plantas) e como fazer uma exsicata. Após uma breve explicação, os alunos fizeram uma saída de campo no jardim da escola e coletaram apenas folhas de algumas espécies de plantas. Voltando a sala de aula os alunos fizerem desenhos representativos das folhas coletadas e as classificaram através das características do limbo. Posteriormente, utilizando o roteiro para montagem de exsicatas os alunos procederam à preparação do material:

Roteiro:

1- colocar o material coletado em folhas de jornal, esticando a planta.

2- colocar as folhas de jornal em um local seco e sobre elas um peso (pode ser madeira, tijolo)
3- amarrar essas folhas com o peso, para que seja prensado.
4- colocar em uma estufa (se possível), ou em um local seco e que bata sol.

Após a montagem do material foi entregue aos alunos uma ficha de coleta para registrarem a data da coleta, o nome popular, o local, e algumas características da planta.

Após a secagem das plantas, estas foram fixada em papel de tamanho padrão acompanhada da ficha de coleta contendo informações sobre o vegetal. Posteriormente foram acondicionadas em plásticos e organizadas em uma pasta com capa personalizada.

Bolsistas: Emanuelle de Oliveira Lopes, Ernesto de Oliveira Lopes, Karen Gama Cavalcante, Renan Henrique Machado da Silva e Thaysa Cristina Honório Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário